terça-feira, 2 de agosto de 2011

UMA BREVE HISTORIA DA CUNHAGEM VIKING







Penny de prata Viking de Anlaf Guthfrithsson (939-941 AD) cunhado em York, Inglaterra. Diâmetro 20mm. Peso 1,26 g.







No final do século IX, boa parte do norte da Inglaterra caiu sob o domínio dos Vikings. A região ficou conhecida como Danelaw. Em todo o período de seu domínio, os chefes Vikings cunhavam as suas próprias moedas na região. As principais áreas de produção de moedas eram East Ânglia e York. Algumas das moedas Vikings foram basicamente copiadas dos desenhos anglo-saxões, mas outras apresentavam em sua cunhagem inspiração claramente Viking. Algumas das mais notáveis moedas são aquelas de Anlaf (ou Olaf) Guthfrithsson que governava York e também parte das East Midlands.



As mais famosas mostram uma ave de rapina, talvez uma águia, ou mais provavelmente um corvo. As duas aves estavam associadas com o deus norueguês Odin, mas a águia é também associada com o evangelista João, assim a mensagem religiosa destas moedas é incerta. Ela poderia ser propositalmente um símbolo do paganismo, ou o que é mais provável, um símbolo que tanto pagãos e cristãos aceitassem. No entanto, a inscrição ANLAF CVNVNC significa \'Rei OLAF\' em norueguês antigo.



A maioria das moedas Vikings apresentava inscrições latinas, como nas moedas anglo-saxônicas, e a utilização da linguagem escandinava da antiga Noruega parece ser uma clara indicação da independência Viking.



Apesar da conveniência das moedas, os pagamentos eram calculados em função do peso total e qualidade da prata utilizada. As moedas eram partidas em pedaços, de forma a atender a necessidade do pagamento. Inicialmente as moedas Vikings eram imitações das moedas saxônicas, o dinheiro mais conhecido e estabilizado. Um dos principais modelos para a cunhagem foram naturalmente as cunhagens de Alfredo “o Grande” de Wessex, o mais poderoso governador nas Ilhas Britânicas. Muitas moedas Vikings do sul de Danelaw levavam o nome de Alfredo ao invés do nome do governante que as mandara cunhar. Em East Anglia, o chefe Viking Guthrum, afilhado de Alfredo, cunhou moedas com os desenhos das moedas de Alfredo, mas com o seu próprio novo nome de batismo “Athelstan”. Outros desenhos foram copiados das moedas Bizantinas e Francesas, fazendo-nos lembrar quão vasta era a área de contato dos Vikings. Durante a invasão Viking (878-964 aD), os colonos batiam “pennies” imitando as moedas inglesas.



As moedas Vikings foram cunhadas em East Anglia por Aethelred (870 aD); Athelstan II (Guthrum) (878-890 aD); Oswald (890? aD) conhecido apenas de moedas; Alfdene (900 aD); St. Edmond (Memorial cunhagem); e St. Martin de Lincoln (925 aD). As moedas Vikings foram cunhadas em York por Siefred Cnut (897 aD); conde Sihtric (data desconhecida); Regnald (919-921 aD); Sihtric I (921-927 aD); Anlaf Guthfrithsson (939-941 aD); Anlaf Sihtricsson (927, 941-944 e 948-952 aD); Regnald II Guthfrithsson (941-943 aD); Sihtric II Sihtricsson (942-943 aD); e Eric Bloodaxe (948 e 952-954 aD).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigado por seu comentário. Assim que puder responderei.