terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

LIMPEZA DE MOEDAS COM ULTRASSOM

Limpando moedas romanas com banho de ultrassom


Moedas após tentativa de limpeza convencional.

Há algum tempo adquiri algumas moedas romanas no e-bay. Tratava-se daqueles lotes não limpos.
Quando as moedas chegaram fiz tentativas de limpá-las pelos métodos convencionais. Utilizei suco de limão por 30 minutos e depois lavei com detergente neutro e escova de latão. Os resultados não foram bons, pois não conseguia ler as legendas e divisava vagamente as imagens.
Na época li alguma coisa sobre a limpeza com o uso do ultrassom e os resultados pareciam desanimadores, por isso deixei as moedas de lado durante um bom tempo.
Recentemente resolvi retomar a limpeza das moedas e procurei mais informações sobre limpeza com ultrassom. As coisas pareciam não ter mudado muito, mas resolvi experimentar assim mesmo.

Moedas como chegaram.

Primeiro deixei as moedas de molho em vinagre por cerca de 30 minutos, depois lavei em água corrente e sequei. No dia seguinte coloquei as moedas dentro de um c opo de vidrocom vinagre e submeti ao ultrassom durante uma hora. Tive uma grata surpresa, pois pude ver toda a terra que estava aderida às moedas saindo e transformando o líquido em um caldo espesso de coloração amarronzada. Após uma hora de ultrassom lavei com água corrente e já dava para ver alguma coisa. Lavei o copo e coloquei água ultra pura (isenta de minerais) e deixei no banho de ultrassom por mais meia hora, e ainda saiu alguma terra.
Em casa, à noite, escovei as moedas com detergente neutro e escova de latão e o resultado foi positivo. Para a grande maioria é possível ver as imagens e ler as legendas. É logico que não são moedas impecáveis, mas acho que servem para a coleção considerando que são moedas do Império Romano com cerca de 1700 anos de idade!


Após o banho de ultrassom.

Pretendo fazer algumas modificações, como usar ácido acético ao invés de vinagre e repetir a lavagem também com ácido acético ao invés de água deionizada.
Em minha opinião associar o ultrassom com a limpeza posterior com detergente neutro e escova de latão dá um resultado positivo, já que são moedas bastante desgastadas pelo tempo.

Alguns podem achar inadequada a escovação com escova de latão, mas se não for assim as moedas não passarão de pedaços de metal recoberto pela terra dos séculos.


Prata - Gordianus 238/239 AC. Após o banho de ultrassom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigado por seu comentário. Assim que puder responderei.