terça-feira, 2 de agosto de 2011

OS VIKINGS E BIZANCIO



Embora a cunhagem na Dinamarca tenha iniciado no começo do século oitavo aD, só se estabeleceu definitivamente em torno do ano 1000. Para a primeira metade do século, o design das moedas foi inspirado nas moedas inglesas. Inicialmente refletiam os lucros das pilhagens Vikings, mas após a conquista da Inglaterra em 1016 por Cnut “o Grande” da Dinamarca, as relações comerciais entre a Inglaterra e a Escandinávia tornaram-se mais importante que a pilhagem. Assim como a Inglaterra a oeste, a Escandinávia também tinha relações comerciais, através da Rússia, com Bizâncio e o mundo islâmico. Grande quantidade de prata bizantina entrou na Escandinávia e moedas bizantinas foram copiadas na Dinamarca no reinado de Harthacnut (1035-42).

Uma cunhagem particularmente interessante foi batida em Lund pelo gravador Wulfet, no início do reinado de Sven Estridsen, Rei da Dinamarca. Este penny de prata de Lund copiou os desenhos de uma moeda de ouro do imperador bizantino Michael IV cunhada em 1041. Ela mostra o imperador com o arcanjo Miguel de um lado, e Cristo.




Moedas de ouro deste tipo foram provavelmente trazidas à Escandinávia por Harald Hardruler, rei da Noruega (1047-66), e rival de Sven ao trono dinamarquês. Harald serviu no exército bizantino e contou nas “Sagas” ter trazido com ele um tremendo tesouro ao retornar a Escandinávia. (As “sagas” são os relatos das aventuras e viagens dos heróis vikings)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigado por seu comentário. Assim que puder responderei.