sexta-feira, 19 de novembro de 2010

NUMISMÁTICA, NOTAFILIA E COLECIONISMO

Por numismática entende-se o estudo das moedas e medalhas, porém na atualidade o termo vem sendo empregado como sinônimo de colecionismo de moedas, incluindo também o estudo dos objetos semelhantes às moedas, como por exemplo, as medalhas (que têm função essencialmente comemorativa), moedas particulares (destinadas a circular em círculos restritos, como por exemplo, as moedas da Fazenda São Francisco em Santa Catarina, do século passado). A preocupação principal da numismática é a moeda. Cabe ao numismata (aquele que estuda as moedas) analisar as moedas por diferentes métodos buscando nelas informações. Durante esse processo o numismata faz uso de outros conhecimentos como a história, heráldica, geografia, economia além dos processos de metalurgia e da evolução artística. A moeda é também, um documento histórico, sendo utilizada como “fonte” de pesquisas, pois uma moeda pode facilmente fornecer dados sobre o povo que a cunhou, como língua, religião, situação econômica e até mesmo o grau de sofisticação dos povos, através da análise dos métodos de cunhagem, desempenhando um papel cada vez maior no estudo da história dos povos.

Distingue-se numismática do colecionismo uma vez que a primeira trata do estudo ao passo que o colecionismo está mais relacionado à posse das moedas. O uso do termo numismática como sinônimo de colecionismo está relacionado ao fato de muitos historiadores possuírem suas coleções particulares de moedas, e os colecionadores também efetuarem pesquisas sobre suas moedas. Como inicialmente a numismática se desenvolveu dentro das coleções dos museus e a obtenção de informações dependia inteiramente da análise dos exemplares. Por tanto, era necessário possuí-los. Há também pessoas que colecionam moedas como forma de investimento visto que as moedas podem se valorizar com o passar dos anos e, dessa forma garantir lucro aos investidores no momento da revenda.

A notafilia compreende o estudo e a pesquisa das cédulas, bilhetes ou notas impressas normalmente em papel que representa a moeda de curso legal em um dado país. O ato de colecionar cédulas se confunde também com o termo notafilia. Podemos englobar sob o termo COLECIONISMO o ato de colecionar cédulas e moedas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Obrigado por seu comentário. Assim que puder responderei.